Quando as raízes ficam maiores que o vaso, é hora de mudança!
- Priscila Z Vendramini Mezzena

- 7 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Você já reparou quando algo — ou alguém — começa a crescer além do espaço que ocupa?
Recentemente, minha filha compartilhou uma história* simples que a emocionou — e a mim também. Era sobre uma criança, Lizzy, que ganhou de presente uma nuvem-balão e a chamou de Milo. Junto com ela, vieram seis instruções de cuidado — entre elas:
regá-la todos os dias, e
nunca prender uma nuvem em um espaço pequeno.
Com o tempo, a nuvem cresceu, e Lizzy — sua tutora atenta — percebeu que era hora de deixá-la livre.Por trás de ilustrações tão delicadas, há uma mensagem profunda: precisamos aprender a reconhecer o momento de incentivar voos mais altos. Isso não significa se afastar, mas manter o cuidado e o afeto, mesmo à distância.
A metáfora das raízes que crescem além do vaso expressa isso lindamente.Precisamos nutrir e permanecer atentos ao crescimento das pessoas ao nosso redor.Quando suas habilidades e aspirações ultrapassam o espaço em que estão, contê-las é sufocar seu potencial — e, eventualmente, sua motivação.
Às vezes, é preciso incentivar novos caminhos, mesmo que isso signifique vê-las seguir por outras trilhas — ou até por outras organizações.
“Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas...” — Khalil Gibran
Por mais amor e esforço que dediquemos às pessoas, é essencial lembrar que não somos donos de suas trajetórias.Somos instrumentos que as ajudam a desenvolver seu potencial e encontrar seus próprios caminhos.
E, assim como cuidamos das raízes alheias, também precisamos olhar para as nossas — perceber quando já não cabem mais no vaso atual.Assumir riscos, buscar novos desafios e abraçar novos ciclos são partes naturais e belas do crescimento.]
Porque, no fim das contas, crescer é ter coragem de mudar.
#Liderança #MentalidadeDeCrescimento #Empoderamento #MudançaETransformação #Propósito #AprendizadoContínuo
*Lizzy e a Nuvem: Fan, T., & Fan, E. (2022)






Comentários